domingo, 26 de outubro de 2008

Netiqueta

Atividade à distância 2

Regras de etiqueta na internet


Fale, não grite !

Mensagens em maiúscula são consideradas ofensivas.

Combine letras maiúsculas e minúsculas, da mesma forma que na escrita comum. Cartas em papel não são escritas somente com letras maiúsculas; na Internet, escrever em maiúsculas é o mesmo que gritar!
Para enfatizar frases e palavras, use os recursos de
sublinhar e *grifar* (palavras ou frases entre asteriscos). Frases em maiúsculas são aceitáveis em títulos e ênfases ou avisos urgentes.


Guerras pessoais

Se você está aborrecido com algo ou com alguém, reflita sobre o assunto antes de tomar uma decisão. Não diga para alguém nada que você não diria pessoalmente, face-a-face, em uma sala repleta de gente. Portanto, pense bem antes de digitar.

Seja objetivo

Seja claro, breve e objetivo. A maioria das pessoas na Internet vai lhe conhecer somente através do que e de como você escrever. Portanto, evite erros gramaticais e certifique-se de que o conteúdo é de fácil leitura e compreensão para o seu público alvo. Nunca use dez palavras para expressar o que pode ser dito em cinco. Lembre-se de que quanto maior for sua mensagem menos pessoas a lerão.


Assinatura

"Assinaturas" são informações que podem ser colocadas automaticamente no final de sua mensagem para ajudar os leitores a lhe localizarem. Uma assinatura com nome, telefone e fax é geralmente suficiente. Evite assinaturas longas e grafismos rebuscados que além de serem cansativos em listas, contribuem para congestionar as linhas de comunicação.


Leia antes

Ao enviar mensagens para listas ou newsgroups, esteja certo de que você leu toda a discussão antes de responder, pois pode ser que alguém já tenha dito o que você quer saber.


Assunto (Subject)

Use um formato adequado. A linha de subject (assunto) de uma mensagem é essencial para alguém com uma caixa postal abarrotada decidir se vai ou não ler a sua mensagem. Seja claro e conciso ao expressar o assunto da mensagem, evitando títulos vagos ou incompreensíveis.


Endereçamento

Enderece corretamente sua mensagem. Ao responder uma mensagem, use como endereço do destinatário aquele definido no campo Reply to: da mensagem recebida. Observe a existência de outros destinatários no campo Cc: e inclua-os também na sua mensagem.

Um comentário:

NTE- VIDEIRA disse...

Oi Professora !

Temos que ter muito cuidado com o que digitamos, pois do outro lado sempre terá outra pessoa,estas dicas são fundamentais para quem faz uso da internet.
Valeu!
Abraços,
Rachel e Ermelina