Atividade à distância 3
Como utilizar a internet na educação
Desde o surgimento da televisão, a internet é a mídia mais aberta, pois qualquer pessoa pode criar nela seus próprios interesses sem ter que pedir licença a ninguém.
Universidades e escolas também buscam tornar-se visíveis através da internet.
O ensino à distância traz a facilidade de pôr em contato, educadores e educandos e facilitar o horário favorável a cada indivíduo.
Na internet encontramos vários tipos de aplicações educacionais: de divulgação – que pode ser institucional quando a escola mostra o que faz ou particular, quando quem mostra o que faz de mais significativo são professores ou alunos. De pesquisa – a qual pode ser feita individualmente ou em grupo, livre ou obrigatória. De apoio ao ensino – que pode agregar algo a mais junto com os livros. De comunicação – ocorre entre alunos e professores, professores e professores, alunos e outros colegas de locais diferentes, conhecidos ou não.
Os alunos são atraídos pelas redes buscando e divulgando novas descobertas. No entanto pode ter dificuldades em escolher o que é realmente significativo mediante tantas possibilidades.
A internet começa a ser um meio privilegiado de comunicação entre professores e alunos, já que permite juntar a escrita, a fala e a imagem a um custo barato, com rapidez, flexibilidade e interação até há pouco tempo impossíveis.
Para ensinar utilizando a internet o professor tem que estar atento, pois os alunos tendem a dispersar-se diante de tantas possibilidades, não fazendo às vezes a devida triagem. É mais atraente apenas descobrir coisas novas do que analisá-las. Às vezes deixam de procurar em lugares menos atraentes visualmente e com isso podem perder informações de grande valor.
Também é importante ficar atento ao ritmo de cada aluno, as suas formas pessoais de navegação. O professor não impõe; acompanha, sugere, incentiva, questiona, aprende junto com o aluno.
O professor é o coordenador do processo, o responsável na sala de aula. Deverá sensibilizar os alunos, motivá-los para a importância da matéria, mostrando entusiasmo, ligação da matéria com os interesses dos alunos.
A internet é uma tecnologia que facilita a motivação dos alunos. Essa motivação aumenta se o professor a faz em um clima de confiança com os alunos. Mais que a tecnologia o processo de ensino-aprendizagem é a capacidade de comunicação autêntica do professor, de estabelecer relações de confiança com os seus alunos, pelo equilíbrio, competência e simpatia com que atua.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário